sábado, novembro 28

Crimes Contra a Humanidade [7]

Não diria que as piadas secas são propriamente um crime, diria antes que estão um bocado numa zona cinzenta. Existem as boas piadas, como "Ouvi dizer que o Sporting ainda tinha boas hipóteses de ser campeão este ano!", existem as más piadas, como "Será que agora que o Barack Obama é presidente, a Casa Branca tem que mudar de nome? Hum, hum, perceberam? A casa é branca, e ele não é, hã, que tal, hum hum?".

Como deu para ver, uma boa piada é aquela que nos faz rir, que apresenta uma situação engraçada, e uma má piada é aquele em que temos que explicar a piada ao ouvinte. Entre estas duas, temos as piadas secas. Por vezes requerem explicação, nunca fazem qualquer sentido (mas é que nunca, mesmo), e quase sempre nos metem a rir às gargalhadas.

Eu próprio recorro muitas vezes a estas piadas secas, são extremamente úteis, simples, curtas e fáceis de decorar, e são quase intuitivas. Mas, lá está, são secas. Exemplo: "O que é uma loira, no meio de duas morenas? Uma quebra de raciocínio!". É seca e mázinha. Mas ainda há piores!

"Qual é que a semelhança entre um canguru e um tijolo? Ambos saltam, menos o tijolo!" ; "Iam dois elefantes a andar na rua, um caiu, o outro chamava-se António!" ; "Como é que vou escrever a composição? Com os dedos, de preferência"; entre outras, são bons exemplos de piadas secas, parvas, muito parvas, e que (sei por experiência própria) fazem rir muita gente à gargalhada, sem fazerem a mais pequena pinga de sentido.

Mas as piadas secas têm uma vantagem em relação às outras. São as únicas piadas das quais nos rimos, depois de nós próprios as dizermos! São tão intuitivas e instantâneas, que só nos apercebemos delas, depois de as dizermos! É por isso que as piadas secas são as que mais existem.

Por isso, e porque chove pouco.

1 comentário:

M. à conversa disse...

Viva as PIADAS SECAS! AS MINHAS FAVORITAS =D =D