sábado, novembro 7

Labrego: A Fonética e a Escrita

Primeira grande regra do Labrego: Escrever como se fala. Isto faz com que praticamente cada falante tenha o seu próprio dialecto, o que complica a generalização, mas eu vou tentar.

Esta relação entre a fonética e a escrita, é mais acentuada em regiões com sotaques mais acentuados, como no Norte, nas Ilhas, e afins. Porquê? Ora, se durante toda a vida dizem "baca" em vez de "vaca", antes mesmo de aprenderem a escrever, é normal que depois saia "baca". Como já devem ter reparado, isto acontece mais com a troca do "v" pelo "b", mas há outros casos... hilariantes, como a troca do "ç" por "ss", e vice-versa, dando origem a "messa" em vez de "meça", e de "maça" em vez de "massa".

E como deixar de fora a invenção de letras onde elas não existem? Pensem na palavra "frente". Se tivermos uma boa dicção, e a dissermos como deve ser, tudo bem. Agora digam-na lá devagar. O "f" lê-se "fe", e lido devagar, sai, ou quase que sai, um "ferente". E já agora, a supressão de letras: "experimentar", muitas vezes transforma-se em "exprimentar".

Para acabar em grande, falemos nos estrangeirismos. Toda a gente sabe o que é uma "t-shirt". Só que é uma palavra inglesa lá está. E a população portuguesa, na sua grande maioria, nomes estrangeiros só acerta o dos jogadores de futebol. Em labrego, "t-shirt" costuma ficar "ticherte". E nomes de marcas e empresas ainda pior, porque têm várias grafias e pronúncias. "MacDonald's", tanto pode ser "MaqueDonaldes" ou "MaqueDonaldas", e o famoso Freeport, desde "Fripór" a "Fripér".

Agora experimentem pedir a um falante de Labrego para escrever "Arnold Schwarzenegger"...

15 comentários:

Labrega de Viana do Castelo disse...

"Arnuoldes Xrarzenegegere"

Na xemana paxada fui ao Doxe bita mais o meu primo Migas, mas àquilo não mete muinta graxa aqui prá gente, não xe bê uma merxearia nem nada!

Rui Bastos disse...

Aqui temos uma autêntica utilizadora do Labrego!

M. à conversa disse...

Coitadinha da Língua Portuguesa! É tão mal tratada!

Rui Bastos disse...

É deprimente, mas é verdade... xD

Maria disse...

portugal no seu melhor xD

Rui Bastos disse...

Maiii nada xD

labrego de viana do castelo disse...

pois foi.eu i a prima máriná.fomoss la po centrô comércial e bimos muitas coisass mas nada de mercearia.

jamaican scary guy disse...

eh labrego

Rui Bastos disse...

Este blog anda a atrair muitos labregos xD

és parvo disse...

Boa tarde

Acho o teu site completamente desnecessário e agressivo em relação a pessoas com tal pronuncia.
Tens muito a mania que não és "labrego" mas, por acaso, se pensasses ou até fosses pesquisar um bocado o assunto saberias que tal pronuncia se deve às raízes dos povos. Ou seja, no norte, troca-se o "v" pelo "b" por causa de influências galegas. Como tu és ignorante eu vou explicar:
No espanhol e no galego todos os "v" são lidos "b"; no galego "água" é "auga" daí o aparecimento de "baca" e "auga" entre outros.

Queres tanto mostrar a tua superioridade que mostras o quão retardado és. Para a próxima antes de denegrires a imagem de outras pessoas com a tua mania de merda pensa um bocado

Rui Bastos disse...

Boas tardes

Se acha o meu site "completamente desnecessário" não ponha cá os pés. Quanto ao ser "agressivo em relação a pessoas com tal pronuncia", (já agora, 'pronuncia' - forma verbal do verbo pronunciar, na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, suponho que queria dizer 'pronúnicia'?) só tenho a dizer que isto é uma piada, se leva a mal, não leia.
E eu cá nunca disse que não era labrego. Não me vejo como tal, por acaso, mas nunca o afirmei, e se pensasse, em vez de me vir aqui insultar, talvez chegasse à conclusão que eu até posso saber isso tudo, mas que isso não me impede de dizer umas piadas quanto a isso. Ah, e talvez escrevesse 'pronuncia-se' como deve ser.

Quanto à última frase, pense o que quiser, não me incomoda por aí além. E quanto à última não-frase, (note-se a ausência de pontuação), da próxima vez que me quiser insultar sobre algo deste género, escreva menos à labrego ;)

Rui Bastos disse...

pronúncia*

Carlos Marshall disse...

UUuuuhhh, até agora foste o primeiro, que sequer me respondeu em todos os sites que percorri. (Olha que foram muitos.) Isto até se pode tornar interessante.

1º O primeiro argumento em mãos é completamente inválido, uma vez que eu não posso saber o quanto este site é horrível sem entrar primeiro. Como posso "não por cá os pés" e saber que o site é horrível ao mesmo tempo.

2º Isso não são argumentos, em sentido algum, o que estás a fazer e apenas repetir o que dizes e pelo meio misturar coisas, para que se torne diferente, podes enganar muitos, mas para mim não passam de argumentos completamente vazios e não fundamentados.

3º Se em vez de corrigires te preocupasses em, talvez, arranjar algum argumento, sem estereótipos, que possa proseguir esta discussão, mostrarias melhor que és informado, o que claramente não és segundo o teu comentário.

4º Se sabes o que eu disse porque não referes isso acima? Acho que é algo importante de saber.

5º Espera, tu não disseste isso. Tu não disseste que não eras labrego, mas pensas que não es. Wow, agora mudaste o mundo, pensa um bocado.

Para a próxima vez, em vez de te preocupares com a pontuação e ortografia, preocupa te em arranjar argumentos que comprovem o teu ponto de vista completamente absurdo.

Rui Bastos disse...

Bem, obrigado pelo nome (ainda que até possa ser fictício, mas vou confiar), e quanto à minha resposta, digo já que foi naquele tom porque o comentário foi anónimo. Não gosto disso.

Tem razão em algumas das coisas que diz, não nego, mas garanto-lhe (acredite se quiser), que a minha resposta não foi... vá, devidamente estruturada por ter sido um comentário anónimo.

Falando a sério, sim, sabia essas coisas. Não as pus no post? Pois não, estragava a piada. Se acha ou não piada é-me vagamente irrelevante, para ser honesto.

Algum interesse em continuar esta conversa?

Carlos Marshall disse...

Repara, Claro que eu ia postar o meu nome, em sinal de respeito, como já tinha indicado, tenho vindo a comentar em vários blogs, no entanto, foste o primeiro a responder. Aplausos.

Não desculpes a tua maneira grotesca de construir uma resposta com o facto de eu estar a manter o meu anonimato. Contudo, a contrução frásica da tua resposta está perto de perfeita. O que te falta é capacidade de ARGUMENTAR: todos os argumentos que dás têm que ser fundamentados numa realidade e não disparar coisas para o ar à espera que alguma cole, que foi o que tu fizeste, além disso há situações em que te contradizes.

Deverias tê-las integrado no teu post, porquanto não poseste, fica difícil sustentar a tua alegação.


Acho que seria absurdo proseguir na discussão. Ambos temos pontos de vista convergentes.

Boa tarde.