domingo, novembro 22

Sportinguistas Anónimos

O Zé Manel olhou para a porta, e leu as iniciais "S. A.". Estava no sítio certo. Entrou, cabisbaixo, e olhou para o grupo de pessoas que lá estavam sentadas. Quase todas tinham exactamente o mesmo olhar perdido e eludido do Zé Manel. As excepções eram aquele que parecia ser o monitor do grupo, e um indivíduo que se mantinha de mãos nos bolsos, com um cachecol verde ao pescoço, e cujos olhos ainda brilhavam de fúria futebolística.

Recebendo um aceno de cabeça de todos os membros do grupo, o Zé Manel dirigiu-se lentamente para uma das cadeiras vazias, e sentou-se, com a cabeça escondida pelas mãos, em vergonha.

- Não tenhas vergonha, meu filho... - disse uma senhora com um olhar simpático, ainda que triste, que estava sentada ao lado do Zé Manel, e que lhe pousou a mão no ombro - Já todos estivemos assim...

- Eu não. - rosnou o indivíduo do cachecol.

Como resposta, o indivíduo do cachecol recebeu olhares reprovadores da parte de todo o grupo, aos quais se limitou a revirar os olhos, e a cruzar os braços. Encorajada pelo monitor do grupo, o Zé Manel levantou-se, com as mãos nos bolsos e, depois de soltar um longo suspiro, e de limpar uma lágrima solitária no canto do olho, disse:

- Olá, eu sou o Zé Manel...

- Olá Zé Manel! - respondeu todo o grupo em uníssono.

- E... Bem, e sou sportinguista.

O grupo permaneceu em silêncio, esperando pela história do Zé Manel. E o Zé Manel permaneceu em silêncio, esperando que alguém lhe pedisse para contar a sua história. Depois de 10 longos minutos de olhares fixos e constrangedores, o Zé Manel sentou-se. O monitor olhou para ele, com pena, e pensou: "Coitado... Ainda deve estar a pensar no Paulo Bento...".

Foi então que, de repente, o indivíduo do cachecol saltou da sua cadeira, abrindo o casaco, para revelar uma camisola às riscas verdes e brancas, e começou a gritar:

- SPORTING! SPORTING! SPORTING!

O monitor do grupo levantou-se imediatamente, e aproximou-se dele, tentando acalmá-lo.

- Esquece. Não vale a pena... Eu já ultrapassei esse problema, mudei para o Benfica. E agora já posso sonhar em ser campeão. Aliás, não só sonhar, como ser campeão! Chega de estar abraçado a causas perdidas, como os avançados mais baixos que a bola, ou os reforços que se mandam vir quase exclusivamente das camadas jovens!

O resto do grupo levantou-se, solenemente, enquanto o indivíduo do cachecol se acalmava. O Zé Manel observava tudo aquilo, perplexo, e constrangido. Sentia que tinha encontrado os seus iguais. Gente como ele, que se continuava a iludir, e a pensar que o Sporting era um clube a sério. "Chega", pensou ele. De um pulo pôs-se em cima da cadeira, e gritou:

- BENFIIIIIIIIIIIICA!

Todo o grupo aplaudiu, incluindo o indivíduo do cachecol, com lágrimas nos olhos. O Zé Manel era novamente um homem feliz.

4 comentários:

jamaican scary guy disse...

xD alguém que me entende...

Rui Bastos disse...

Quem? O Zé Manel? xD

M. à conversa disse...

AHAHAHAHAH fico feliz pelo Zé Manel ter encontrado o caminho para a felicidade! =D

Rui Bastos disse...

Digo o mesmo xD