sexta-feira, janeiro 8

Labrego: Polivalência e Brasileirismos

A verdade é que o Labrego é uma língua muito versátil. Tão versátil, que nem se preocupa em ter uma única grafia para cada palavra, mas sim 3 ou 4 diferentes. E mais do que isso, o Labrego é uma linguagem que pura e simplesmente se está a borrifar para as letras.

"Encontran-se" ou "Encontram-se"? Tanto faz! "Comboio" ou "comboiu"? Não interessa! "Chave" ou "Xave"? Um qualquer! Bem vistas as coisas, é de facto uma língua muito prática. Na dúvida... serve qualquer coisa, desde que produza o som que queremos.

Daí que por vezes o Labrego seja difícil de perceber, e tenha que ser lido alto e bom som. Convenhamos, "spirru", não é de muito fácil compreensão, assim de repente, mas se tentarem ler aquilo, até que percebem o que lá diz. Nisso, o Labrego é uma língua muito descontraída, o objectivo é transmitir a mensagem, se as palavras estão bem escritas ou não... é secundário.

E agora os Brasileirismos. Estes nossos amigos são factores linguísticos introduzidos pelos nossos irmãos mais novos, os brasileiros. Curiosamente, fomos nós que os colonizámos, e lhes ensinámos português, mas o português deles evoluiu de tal maneira, que já são eles a influenciar o nosso. Estranho? Completamente. Mas para o Labrego, é algo de muito bom.

Por exemplo, desaparecem todas as letras mudas (algo que vai ser introduzido pelo novo Acordo Ortográfico, mas isso não interessa, não falo de coisas assim tão parvas neste blog). Logo, formam-se as mais variadas coisas, desde "setor", "olofote", "ipopótamo", "batizado", etc. É no fundo uma forma de simplificar a escrita. "Se é mudo, não faz lá falta", dizem os especialistas.

Dentro desta categoria de factores linguísticos, temos ainda palavras, expressões e formações gramaticais, como "pimbolim", "aeromoça", "todo o mundo", "eu quero você", "que está fazendo?", entre outras coisas.

2 comentários:

Annie ♥ disse...

Desculpa lá, mas esse dito português nem foi dos piores (o da imagem).
Já vi com cada coisa que até me cai tudo. Está bem que dou certos bicos a falar, mas por favor, estas coisas, deprimem-me ._.
BB, partner.

Rui Bastos disse...

A quem o dizes... Há certas coisas que até doem :x