sábado, outubro 2

Bento, Sócrates, Pessoa


O que é que há de comum entre estes 3 indivíduos? À primeira vista, aposto que vão dizer "nada", mas asseguro-vos que têm MUITA coisa em comum!

Uma dessas coisas, é o facto de eu hoje ter ouvido falar dos 3. Bento, por ir ser o novo seleccionador nacional; Sócrates, por anunciar que vai apertar tanto o cinto que o povo português vai ficar separado em duas metades; e Pessoa, por ter sido um homenzinho tão deprimido, que os portugueses o adoptaram como génio da literatura.

Outra, é que muita gente os odeia. E por várias razões! Ora vejam: a Bento, porque era o treinador do Sporting, e como tal, os apoiantes das outras equipas só tinham era que não gostar dele. E agora, por terem medo que converta os jogadores da selecção a usar aquele penteado.

A Sócrates, por ser do PS, o que faz com que os apoiantes dos outros partidos só tenham é que não gostar dele (é mais ou menos a versão política do Paulo Bento). E sem me querer meter em questões demasiado políticas, por ser o Primeiro Ministro. Quem é que gosta dos seus governantes?

Agora, o Pessoa. Tenho, devo dizer, um ódio bastante pessoal a estes indivíduos. Sim, estes, já que Pessoa não era um, mas vários. 90 e não sei quantos semi-heterónimos, mais 3 heterónimos, mais o ortónimo, ou o raio que o parta. Não se preocupem em saber o que são os heterónimos, e muito menos o ortónimo. É aborrecido, é secante. Ele era um homenzinho bastante deprimido, falava sozinho, escrevia cartas para si mesmo, e fingia que era outras pessoas. Acredito piamente que se vivesse nos dias de hoje, haveria fortes probabilidades de ser encerrado no manicómio..

Mas bem, mais uma coisa em comum. Não são os olhos que são as janelas para as suas almas, mas sim os seus penteados. O Paulo Bento tem aquela... coisa hilariante, com um risquinho ao meio, que já foi gozada tantas vezes, que já deve haver um género de piadas chamado "cabelo do Paulo Bento", e que só mostra o betinho que ele é, e a tendência a ficar pelo meio. Nem risco à direita, nem à esquerda, nem primeiros lugares, nem últimos lugares...

O cabelo branco do Sócrates é a descrição perfeita dele mesmo. Está a ficar velho para isto, já deve estar cansado de dizer sempre as mesmas coisas, etc., etc., etc. Não gosto de falar dele, é uma seca autêntica.

Falta o Pessoa. Imagem típica dele? De chapéu. A esconder o penteado. É como a poesia, que é, no fundo, a definição deste homem. Figuras de estilo sem fim a esconder a realidade.

Já mencionei que ele era maluquinho da tola?

5 comentários:

M. à conversa disse...

O que eu me ri com este post! Concordo mas em relação ao Pessoa é devo discordar,ele é de facto um génio da literatura, maluquinho? Todos os génios o são :P
Vais ver que até vais gostar... ou não! hihihihi =.)

Rui Bastos disse...

Seja. Não me convence xD

Pedro disse...

Fernando Pessoa era um génio sim senhor! =P

Olha, por favor, vai à procura do livro "Estranho Estrangeiro". É MUITO difícil de encontrar, suspeito que vais ter de percorrer alfarrabistas. De qualquer maneira, diz aos teus pais que é para português (nem imaginas o jeito que vai dar). Vais ver quão genial é Fernando Pessoa, quão sentida é a sua vida. Eu identifico-me bastante com ele (sim, uma almazinha muito deprimida...).

Rui Bastos disse...

Hum, a minha mãe é professora de Português, por isso vai ser complicado enganá-la quanto a isso, mas não é preciso, se for à procura do livro, procuro, já estão habituados ao meu vício (A)

Pedro disse...

Epa, mas este livro dá MESMO jeito. Para além de ser espectacular, vai ajudar bastante na compreensão dos poemas e de todos os temas de Fernando Pessoa (afinal há uma grande ponte entre a sua obra e a sua vida). E precisamos disso.
O livro é mesmo muito bom, a sério. É sobre Fernando Pessoa, e acho que vais achar mais do que curioso lê-lo, mas de qualquer maneira é muito bom.