domingo, julho 4

OuLiPo

"OuLiPo é a sigla para Ouvroir de Littérature Potentiel, que se traduz por qualquer coisa deste género: oficina de literatura em potencial. É o nome de um grupo, ou melhor, corrente literária, formada por escritores e matemáticos (bando de malucos/génios, como eu lhes chamo), cujo objectivo era a libertação de literatura, através de constrangimentos literários.

Surgiu em França, em 1960, e tem como principais autores Raymond Queneau, François Le Lionnais, Italo Calvino e Georges Perec, entre muitos outros.

Ora, e o que são exactamente estes constrangimentos literários? Bem, para dizer a verdade, provavelmente todos sabemos, só não pensamos nisso. Quando num teste de português me pedem um texto com mais de 200 palavras e menos de 300, isso é um constrangimento literário; quando se escrevem sonetos, que têm que ter, obrigatoriamente 14 versos, isso é um constrangimento literário. Percebem a ideia? São restrições. Claro que as propostas e usadas por este grupo são muito mais... engenhosas.

Como por exemplo, escrever sem usar uma letra (lipogramas). Georges Perec, por exemplo, escreveu um livro inteiro, La Disparition, sem usar a letra "e", a letra mais usada na língua francesa. Há mais, depois falarei disso, mas pronto, a ideia é esta."

Sem comentários: