sábado, março 6

Chove. E chove. E chove mais um bocado.

Há uns dias para cá, se olho pela janela e não vejo chuva, faço uma festa. Eu não gosto de chuva, nunca gostei, talvez isso me faça suspeito para falar disto, mas a verdade é que já podia parar. Não, a sério. Não estamos na Amazónia. Lá é que chove todos os dias, não aqui. Somos um país climaticamente moderado. Nem muito calor (mentira!), nem muito frio (mentira!), nem muita chuva (mentira!), nem muito nada (MENTIRA!).

Talvez não seja bem assim, agora que penso nisso. Somos climaticamente moderados, em média. Quer dizer, os países do Norte tem o frio, o muito frio e o gelado. Os países africanos têm o quente, o muito quente e o impensavelmente quente. Nós temos desde o muito frio ao muito quente. Claro que quando o pessoal faz os estudos, para os países do Norte, vai-lhes dar, em média, muito frio. Para os países africanos, vais-lhes dar muito quente. Para nós, coitados, vai-lhes dar moderado. E pronto, essa ideia passa.

Mas não é bem verdade. Somos um país moderado a nível de clima porque passamos de um extremo ao outro. No pico do Verão mal se consegue sair à rua, tal é o calor. No pico do Inverno, mal se consegue sair de casa, pois há portas que congelam. E temos alturas como esta. Em que chove, chove, chove. Se bem que já há muito tempo que não chovia tanto, durante tanto tempo. Acho que foi só para sermos solidários com o resto do mundo: "ena pá, tanta catástrofe... 'bora lá ter um bocadito de chuva!". E pronto.

Claro que agora, só para gozar comigo, parou de chover. Está sol. Vai-te lixar tempo, vai-te lixar.

Sem comentários: