quinta-feira, outubro 8

Homens das cavernas

Sempre me perguntei como é que seria confrontar um homem das cavernas com a sociedade actual. Imaginá-lo maravilhado, a olhar para os prédios, a fugir dos carros, ou a estranhar as roupas das pessoas.

Claro que todas estas suposições são baseadas em filmes. Sempre que um homem das cavernas, é, de qualquer forma misteriosa, trazido para o nosso tempo, fica maravilhado com as tecnologias, com as pessoas, com tudo.

Mas os filmes esquecem-se muitas vezes que os homens das cavernas não eram muito impressionáveis. Afinal, só nos tornamos inteligentes à relativamente pouco tempo (tendo em conta a existência da espécie humana na Terra). Houve uma altura que os homens das cavernas provavelmente não seriam inteligentes o suficiente para ficarem maravilhados com a nossa sociedade. Uma altura em que eram como os actuais geeks, aqueles tipos que saem de casa de 10 em 10 anos, para irem a uma convenção qualquer.

Esses, quando saem do seu covil, também estranham um bocado o Mundo. Há 10 anos um tipo de usasse collants estava na moda. Agora é visto como gay. Há 10 anos aquele telemóvel enorme, com uma antena retráctil, ecrã verde, e toques abaixo dos monofónicos, estava na berra. Agora é usado como pisa-papéis, na melhor das hipóteses. Esse tipo de geeks não tem muita sorte, diga-se.

Tendo isto em conta, cheguei à conclusão de como é que seria confrontar um verdadeiro homem das cavernas com a nossa sociedade. Provavelmente ia esmagar tudo o que não reconhecesse com a sua moca, andar aos saltos feito doido, a grunhir feito doido, e tentava caçar a primeira mulher com um casaco de pele que encontrasse.

4 comentários:

M. à conversa disse...

Homem das Cavernas na sociedade actual? Hum acho que se sentiria em casa. Os homens cada vez mais parecem-se com Homens das Cavernas!

Cláudia* disse...

Concordo plenamente com a Marina, cada vez mais, na nossa sociedade, os homens se parecem com os Homens das Cavernas.

Qualquer dia voltamos mesmo aos nossos antepassados :P

Rui Bastos disse...

Vocês as duas têm uma imagem de nós, homens --'

M. à conversa disse...

Retifico: HOMens engloba ambos os sexos. Mas já agora porquê é que tou a defender o sexo masculino?! Exacto são voces, os Homens.