segunda-feira, maio 3

Excesso de apreço à integridade física


Hoje vi uma notícia interessante. Era algo deste género: um homem foi assaltado, e como é óbvio, malhou no assaltante. O dito assaltante foi preso, tendo sido libertado, entretanto, e o assaltado aguarda julgamento, por, vejamos "excesso de legítima defesa".

E eu acho isto indecente. Quer dizer, o indivíduo criminoso anda ali a executar certos actos ilegais, numa pessoa inocente, e essa tal pessoa inocente ainda tem a lata de aleijar o criminoso?

Isto não se faz! Eu acho bem que se julguem estas pessoas, que se atrevem a injuriar, e, por vezes, a aleijar (a aleijar!) estes pobres criminosos. É para isto que andamos a criar a nossa juventude? Um futuro onde os pobres criminosos ainda se arriscam a apanhar porrada?

Agora a sério.

Isto é indecente, pois é, mas quer dizer... Uma pessoa gosta de se manter bem de saúde, e com tudo o que lhe pertence na sua posse. Os ladrões, como é óbvio, habilitam-se a apanhar porrada. E deviam apanhar. E muito. É que quer dizer, façamos aqui um "suponhamos" (obrigado Miguel)...

Eu, criatura inocente, vou a andar calmamente, na rua, e sou abordado por um qualquer camafeu, que me diz, no seu melhor ar de criminoso "passa pra cá o móvel!". O que é que eu faço? Olho o gajo de cima a baixo, e se for maior que eu, dou-lhe o telemóvel, peço-lhe o cartão, e nem ai nem ui; se for mais pequeno, o mais provável é espetar-lhe duas lambadas e zarpar dali para fora. E acham que a minha preocupação é se dei com muita força, ele caiu ao chão, bateu com a cabeça numa esquina de alguma coisa convenientemente colocada, e morreu? É que nem quero saber!

É claro que o mais provável é o assaltante ir preso durante hora e meia, para lhe cuidarem das eventuais lesões, e depois é libertado, com um beijinho e um "Deus te abençoe"; e eu ir preso durante 2 dias, enquanto espero pelo julgamento por ter aleijado um magano que me queria roubar o telemóvel. É um cenário típico, cá em Portugal.

Mas eu... Eu acho que percebo o que se passa aqui. Num país com tantos políticos espectaculares, árbitros muito bem formados, dirigentes moralmente recto, e gente, no geral, certinha (na minha idade somos todos muito mentirooooooosos), não nos podemos arriscar a que o povo se habitue a malhar nos criminosos... Ainda ficamos sem governo, equipa de arbitragem, gente que mande no futebol, e 60% da população.

2 comentários:

jamaican scary guy disse...

concordo plenamente contigo. e gostei do suponhamos.xD
fdx um gajo e roubado e defende-se e acaba por amanhar uma pena pior que a do assaltante? isso não existe, só mesmo cá!

Beky disse...

acho muito bem! os bandidos também são gente!
x'DDD