quarta-feira, dezembro 10

O Herdeiro de Oz

Para falar do 'Herdeiro de Oz' tenho que falar do seu autor, Gregory Maguire. Este homem, tem uma espécie de... digamos... mania. Agarra em contos de fadas e histórias daquelas clássicas que toda a gente conhece, e escreve uma versão paralela da história, contando a história de outro ponto de vista, como é o caso de 'Confessions of an Ugly Stepsister' um livro que é nada mais nada menos, do que a história da Cinderela contada por uma das suas meias-irmãs, ou o de 'Mirror Mirror' que usa as personagens de Branca de Neve. Escreveu outros livros, de crianças, e outros do mesmo estilo destes dois acima referidos, mas o mais conhecido é sem dúvida 'A Bruxa de Oz' ou 'Wicked' na versão original, livro que conta a história da Bruxa Má do Oeste da história o Feiticeiro de Oz, e que nos dá uma ideia completamente diferente da história, pois o Feiticeiro acaba por ser o mau, e a Bruxa Má do Oeste é que é a boazinha. Para quem conhece a história do Feiticeiro de Oz, é um bocado estranho, acabarmos por estar a torcer pela Bruxa Má, personagem odiada na história original, embora tenha morrido no início. Mas é isso que acontece. E a Bruxa, tem até um filho Liir. E é sobre Liir que fala 'O Herdeiro de Oz', 'Son of a Witch' na versão original.

Depois da morte da Bruxa Má do Oeste, Liir, o seu filho (embora não saiba que o é) parte numa demanda em busca do seu Eu, ou seja para saber quem ele é na realidade. Acaba por fazer carradas de resmas de promessas que, percebe ele passado um bocado, não vai conseguir cumprir (pensa ele no inicio...), desde prometer ajudar uma meio Elefante (falante, por isso é que é com maiúscula) mascarada de humana, até prometer ajudar a Assembleia das Aves a livrar-se dos perigos que a afligem. Ele no final lá consegue resolver tudo, mas como rapaz com baixíssima auto-estima e uma má ideia de si próprio que mete nojo (a sério, mete mesmo nojo) acha sempre que nunca vai conseguir, que é uma porcaria, que não sabe fazer nada, etc. É demais.

Mas pronto, basicamente é isto. Ah, e a história é muito muito muito boa. Um universo de fantasia... não me sei bem explicar... do caraças! Maguire descreve um universo mágico, que mesmo sem revelar demasiados pormenores, faz-nos a nós criar esses pormenores e imaginar os cenários detalhadamente, tal é a envolvência dos livros dele. A sério, é bem bom, e eu só tenho pena que em Portugal só tenham publicado dois livros dele.

Ok resumindo, é muito bom, leiam, está mais que aconselhado, mas comecem pelo anterior 'A Bruxa de Oz', senão não percebem a história.

P.S. - para alguém que esteja interessado fica aqui o site de Gregory Maguire, mas em inglês: http://www.gregorymaguire.com/

Sem comentários: