quarta-feira, janeiro 7

Vagas de fogo

Espectacular. Simplesmente espectacular. Aliás como qualquer livro das 'Crónicas de Allaryia'. É claro que sou um bocado suspeito, uma vez que são os meus livros preferidos, mas pronto. Ah, não confundam com as 'Crónicas de Nárnia' de C. S. Lewis. Estas são as 'Crónicas' mas de 'Allaryia' e são escritas por Filipe Faria. Um português. High-fantasy escrita por um português. Este género já não tem grande saída em Portugal, então escrita por um português, esqueçam lá. Mas tem-se safado bem. Vai em cinco livros, vêm lá mais uns dois.

Passemos à história. Tudo começa na 'A Manopla de Karasthan', onde um príncipe revoltado, Aewyre, foge do castelo com a espada do desaparecido pai, arrastando ainda consigo o conselheiro da corte, e o seu tutor, Allumno, um mágico com uma gema encrustada na testa que contém o espírito do arqui-mago Zoryan. Pelo caminho reúnem um grupo de amigos. A princesa Lhiannah e o seu tutor, um thuragar (nem tentem perceber as raças, têm que ler os livros) chamado Worick, encontram um velho amigo de Aewyre, um eahan das montanhas chamado Quenestil (o ruivo com cara de mau ali da capa), que viajava com um grupo de companheiros, eahans também, e que tinham resgatado um antroleo (o último dos shakarex, mas esqueçam, é só mesmo para vos chatear com nomes que não percebem), Babaki, que também se junta a eles. Encontram ainda um burrik, Taislin, que lhes tenta roubar coisas, mas é apanhado, e mostra-se arrependido, Lhiannah derrete-se toda com a cara de menino dele (embora não fosse uma criança, apenas parecesse) e pede para o deixarem ficar com o grupo, que passado uns momentos de deliberação conjunta, cede. Por fim três eahannoirs atacam o grupo, sendo dois deles mortos por Quenestil e a terceira, Slayra, é capturada e mantida com o grupo. Continuam lá nas suas cruzadas por Allaryia e tal (são cinco livros, todos para cima de quinhentas páginas, como devem imaginar tenho mais que fazer do que escrever aqui a história toda) até chegarmos a este livro. Babaki entretanto morreu no segundo livro, e o grupo encontra-se completamente separado com Quenestil e Slayra (apaixonaram-se entretanto) numa longa viagem com um grupo de eahlan e um siruliano, Deadan; Allumno numa missão de erradicar os feiticeiros que demonstrem inclinações para o lado negro, de novo desperto por Seltor, o filho de Luris (uma das três primeiras Entidades) e de Culpa (que anda à procura de Aewyre para o matar); Aewyre e Kror (um drahreg que partilha a Essência da Lâmina com Aewyre) numa viagem com Layaline e Làrianna, uma mulher da nação de Laone, e a sua filha, de volta a Ul-Thoryn (a cidade de onde Aewyre e Allumno saíram logo no inicio, esqueci-me disso); Lhiannah presa em Ul-Thoryn, Worick igualmente preso em Ul-Thoryn mas gravemente ferido, e Taislin a trabalhar como rateiro para o castelo de Ul-Thoryn enquanto procura uma maneira de safar os dois amigos.

Como devem ter reparado o meu gosto por estes livros está bem explicito neste post, entusiasmei-me e nunca mais parei de escrever. A minha vontade era escrever a história toda, mas isto é só sobre o quinto livro, já chega! Mais alguma coisa, leiam, está mais do que aconselhado! Além da história simplesmente fascinante, os cenários estão brilhantemente descritos (demasiado brilhantemente até). Só tem um pequeno problema. A linguagem. É que vem ali com cada palavrão! Não asneiras claro, mas palavras complicadas. Mas é que com cada uma que mete medo. Mas percebe-se bem na generalidade e é simplesmente espectacular de ler. Até agora há cinco livros, 'A Manopla de Karasthan'; 'Os Filhos do Flagelo'; 'Marés Negras'; 'A Essência da Lâmina'; e este, 'Vagas de Fogo'. Vem a caminho o sexto, chamado 'Fados da Sombra' ou uma coisa parecida, ainda está em estudo.

Já referi que nos primeiros dois livros temos a impressão de que Allaryia não passa de um ringue de boxe com uma história da criação?

1 comentário:

Anónimo disse...

pois pois ja deu pa ver que te entusiasmaste...e eu perdi o animo de ver tanta coisa escrita xD saltei a maior parte xD ve se escreves menos se nao e muito trabalhoso ler isto tudo xD