domingo, fevereiro 15

Charles Darwin


Charles Darwin. Um génio. Formou-se em teologia e desenvolveu a teoria da selecção natural. Faz este ano 200 anos que nasceu, e 150 que publicou o seu livro "A Origem das Espécies" (do inglês, On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life). Tudo começou com uma viagem de 2 anos, a bordo do Beagle, que tinha em mente mapear a costa da América do Sul, o que daria a Darwin a hipótese de desenvolver a sua carreira como naturalista. Essa viagem acabou por se tornar numa autêntica expedição de 5 anos, na qual Darwin desenvolveu a teoria da selecção natural, como forma de explicar a evolução. Basicamente a sobrevivência dos mais fortes. Nessa expedição recolheu muitos espécimes de animais e plantas, grande parte desconhecidos até ali. Mas foi a passagem do Beagle pelas ilhas Galápagos que foi crucial para desenvolver a sua teoria. As Galápagos são um conjunto de 58 ilhas, situadas no Oceano Pacífico, a cerca de 1000 quilómetros do Equador, que apresentem uma elevada biodiversidade, caracterizada pela existência das mesmas espécies em diferentes ilhas, mas com alguns pormenores diferentes, como, no caso das cotovias, o tamanho do bico, ou no caso das tartarugas, os padrões da carapaça. Primeiro pensou que eram diferentes espécies de animais, mas mais tarde chegou à conclusão que eram todos da mesma espécie, com pequenas diferenças que lhes dava uma maior adaptabilidade ao meio onde viviam. Ou seja, todas as tartarugas das ilhas Galápagos descendiam de uma espécie de tartarugas, que ao povoar as diferentes ilhas se foi modificando. O mesmo aconteceu com as cotovias, pois se numa ilha a comida dísponivel era mais dura, as cotovias tinham bicos mais fortes; se a comida era de dificil acesso por estar no fundo de sitios estreitos, as cotovias tinham bicos compridos e estreitos; etc.

Foram estas pequenas mudanças que chamaram a atenção de Darwin, que a partir delas, e de outras observações, tanto geológicas como de animais noutros sitios, desenvolveu a teoria da selecção natural, que diz que quando confrontados com dificuldades, as espécies mudam o seu comportamento, e podem ocorrer mudanças na anatomia das espécies. Essas mudanças ditam se a espécie sobrevive ou não. Como eu disse acima, a sobrevivência dos mais fortes. Ou uma frase muito conhecida "Evolui, ou morre", que explica muito bem a teoria de Darwin em 3 palavras.

Darwin casou com uma prima, Emma Wedgwood, e juntos tiveram 10 filhos, 3 dos quais morreram prematuramente, e muitos deles sofreram de doenças e tremores, o que provavelmente resultou de Darwin e Emma serem primos, como disse o próprio Darwin nos seus textos sobre acasalamento de individuos de linhagens próximas (inbreeding) ou distantes (crossing).

Os seus textos e teorias não foram facilmente aceites, sendo ridicularizados durante muitos anos, através de críticas em jornais, e mesmo caricaturas, tudo isto devido a, segundo Darwin, o homem e os macacos terem antepassados em comun, ideia fortemente contestada.

Morreu em Downe, Kent, Inglaterra a 19 de Abril de 1882, e foi enterrado na abadia de Westminster, ao lado de Charles Lyell, William Herschel e Isaac Newton, tendo sido uma das 5 pessoas não pertencentes à familia real inglesa, que tiveram um funeral de Estado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tive que fazer um trabalho sobre esse tipo...
BORING xP