sábado, junho 13

Prima-Feira


Eu tinha uma dúvida. Uma dúvida que envolvia os dias da semana. Porque raio é que começamos pela Segunda-Feira? Domingo, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta e Sábado. Não há um dia da semana, cujo nome remeta para primeiro, como há para segundo, terceiro. quarto, quinto e sexto. Mas então porque é que não há para primeiro? Nunca percebi.

Mas então, aqui há uns dias, pus-me a pensar. E se houvesse? Como se chamaria? Primeira-Feira? Fica feio... Vamos pela lógica. Segunda, Quarta, Quinta e Sexta, têem o nome original, mas e Terça? Deriva de terceira. Ora primeiro>primeira>prima. Prima-Feira. E é que já fica melhor. Mas tudo isto pensei eu por pensar, como resposta a uma simples dúvida que sempre tive desde criancinha, e que aposto muitas criancinhas têm, ou tiveram, alguma vez na vida.

Imaginem então, qual não é a minha surpresa, quando pesquiso isto no Google, e descubro que já houve uma Prima-Feira? O meu queixo caiu. Sim, é verdade, já houve. É aquele dia a que agora chamamos Domingo. Antigamente, correspondendo ele ao primeiro dia da semana, chamava-se Prima-Feira, e assim, já todos os dias tinham um nome que fazia sentido. Mas agora chama-se Domingo. Porquê? "Porque o nome Prima-Feira evoluiu para Domingo." HÃ? Prima-Feira evoluiu para Domingo? Mas isto está tudo doido ou quê?!?!

Calma, calma, afinal ainda falta uma parte. Prima-Feira, passou-se a chamar Dies Domenica, e a partir daí evoluiu para Domingo. Ahhhh, assim já faz mais sentido, já durmo mais descansado. Mas mesmo assim... qual é que é a piada de Dies Domenica? Quem foi a cabecinha brilhante que teve a ideia de tirar um nome BRUTAL, como Prima-Feira, e dar o nome Dies Domenica? De certeza que tem filhos. Que eram para se chamar António e Maria. Mas ele decidiu mudar para Gertasivano e Arbezelina. Só pode.

2 comentários:

Anónimo disse...

Creio que foi uma alteração feita por motivos religiosos.

Como na bíblia "Dia do Senhor" referia-se ao Sábado teve que se alterar o primeiro dia da semana de "Prima-feira" para "Domingo" (que significa precisamente "Dia do Senhor").

Assim a mudança do dia de guarda ficou mais agilizada e quem agora ler na bíblia "dia do senhor" já pode assumir domingo.

Jáisson Goulart disse...

O nome foi trocado de prima-féria para domingo devido ao paganismo liderado pelo Imperador Romano Constantino, essa foi uma tróca diabólico para mudar o verdadeiro dia de guarda(Sábado), essa lei foi imposta, depois dela vieram outras heresias com o passar do tempo. Se você quer saber maiores detalhes procure uma Igreja Adventista do Sétimo Dia é descubra o quanto o mundo está na contra-mão, busque os princípios e viva eternamente.