quinta-feira, setembro 3

Gripe (que era suína e passou a ser) A

Isto é que se chama uma promoção. De gripe dos porcos, a gripe de classe A, vai um grande salto! Se bem que os porcos não têm, nem nunca tiveram culpa nenhuma, e são até animais muito asseados e inteligentes (e deliciosos), mas pronto, esta ideia de que porco = feio, sujo e mau, já está demasiado entranhada, nem vou tentar contrariá-la.

Antes demais, temos a confusão dos nomes. Mas acho que nem vale a pena voltar a bater nessa tecla. Chamaram-lhe gripe suína, porque os porcos tinham, mas a culpa foi das pessoas que lhes transmitiram o vírus, bla bla bla. Os biólogos furiosos lá barafustaram, e as pessoas (entenda-se, os media) admitiram o erro, e lá ensinaram que devia ser Gripe A. Quer dizer, eu cá lembro-me é de o termo Gripe Suína ter saído de circulação assim de repente, e ter sido substituído por Gripe A. Explicação tive a do meu professor biologia (entenda-se, 1 dos biólogos furiosos), e pronto. Mas talvez tenham dado, e eu é que não prestei atenção (duvido, mas nunca se sabe).

Agora falemos do pânico generalizado. Que foi, obviamente, lançado principalmente pelas televisões. Entram num talho qualquer, numa localidade qualquer, sem nenhuma razão em especial, para uma reportagem de última hora sobre a Gripe Suína (na altura ainda era este o nome). Vêm uma freguesa perfeitamente normal (entenda-se, alvo perfeito), toca a perguntar:

"Então, não tem medo de comprar carne de porco?"
"Medo? Então porquê?"
"Por causa da gripe suína. É, desde ontem, uma pandemia oficial!"
"Ah, não tenho visto notícias. Então e o que é que essa gripe tem de especial?"
"Então... Febres altas, espirros, tosse, talvez vómitos... os sintomas de uma gripe normal."
"Ah, então qual é o problema?"
"Espalha-se muito mais depressa! E veio dos porcos!".
"Hum..."
"Então, tem medo de comprar carne de porco?"
*freguesa larga a carne que tem na mão, e foge a sete pés, com as mãos a tapar a boca*

Não foi bem assim que aconteceu, mas acho que seria a reacção normal. Visto assim, até nem parece muito exagerado toda aquela coisa do "vamos lavar as mãos a cada 15 segundos". Mas pronto. Não convém apanhá-la, certo. Mas é basicamente uma gripe como a gripe normal. "Mas espalha-se mais depressa, e se ocorrer ao mesmo tempo que outras doenças, podem surgir complicações!", gritam os especialistas. Mas não é isso que acontece com uma gripe normal? Quer dizer, acho que até uma unha encravada, se tiver associada a outras coisas, pode causar complicações!

2 comentários:

Beky disse...

Bom acho que o grande problema da gripe A é que não tinha cura... na altura...
e sim foi uma pandemia enorme... no México...
Se formos a ver, em portugal só houve cerca de 100 casos de gripe A, o que, num universo de 10 milhões de pessoas, significa que apenas 1 em cada 100 mil pessoas é infectada...

Rui Bastos disse...

Pois, não tinha cura, já tem. E foi uma pandemia. Mas não aqui. xD