domingo, abril 25

O Quarteirão de Abril


Para os menos versados, um quarteirão corresponde a 25. É como "1 dúzia = 12", só que para o 25. Sempre gostei desta correspondência.

Agora que temos isto esclarecido, falemos de coisas mais sérias. Como o facto de hoje ser o dia em que se celebra a revolução dos cravos!

Mas o que foi, afinal, a revolução dos cravos? Hum... não me perguntem. Foi o dia em que ganhámos a liberdade, dizem uns. Foi o dia em que acabámos com o regime do Salazar (embora ele já estivesse morto há uns anos), dizem outros. Mas honestamente? Não interessa. Ninguém se preocupa com isso, porque raio me haveria eu de preocupar?

Para a generalidade das pessoas é apenas mais um feriado (e que porcaria, este ano calhou a um domingo!), não passa disso. Que aprendemos nós na escola, hoje em dia? Isto não, de certeza. Passamos ao de leve pelos nomes dos maganos todos que participaram nesta coisa, e passamos um período inteiro a estudar as latrinas dos romanos. Critérios inteligentes, como vêem

Pois bem, já cá falta alguém, alguma geração que viva realmente isto. Que saiba o que se passou, que perceba o que se passou, e que aproveite, e que saiba que se hoje eu posso estar a escrever isto e a publicar, mesmo com frases como "O Governo não presta!", é graças a esse dia, o 25 de Abril de 1974.

Que é como quem diz, VIVA A REVOLUÇÃO!