sexta-feira, julho 10

Cidade das Sombras


Baseado no livro com o mesmo nome, de Jeanne Duprau, "Cidade das Sombras" é a história de Doon Harrow e Lina Mayfleet, dois adolescentes da Cidade de Ember, uma cidade subterrânea construída há mais de 250 anos atrás, para salvar a Humanidade da extinção. Na altura, uma caixa com as instruções de como sair da cidade foi dada à primeira Mayor da cidade, e a caixa foi passando de Mayor em Mayor, até que um deles faleceu repentinamente no escritório, e a caixa foi então passada de geração em geração, dentro da família, e acabou esquecida guardada num armário.

Passado o tempo estipulado para ela abrir, a caixa abre-se, mas ninguém repara, e ela continua no armário. Enquanto isso Doon e Lina são designados para os seus empregos, numa cerimónia, e Doon fica como Mensageiro, e Lina como Trabalhadora da Canalização. Ambos descontentes com os trabalhos que receberam, trocam, e ficam os dois felizes da vida.

Depois Lina descobre a caixa com a instruções para sair de Ember, e descobre que é descendente directa do 7º Mayor da cidade, o que morreu e deixou a caixa na família. Ela e Doon, decidem então procurar a saída, com Bill Murray no papel de actual Mayor, a dificultar-lhes a vida.

Tenho que dizer que fui ver este filme no impulso do momento. Ia ver outro, mas não me deixaram, 'ah e tal és muito novo', e tive que escolher outro. Ora, ou era este ou os Transformers 2 (NO THANK YOU!) ou uma qualquer comédia romântica com a Sandra Bullock (IDEM IDEM ASPAS ASPAS!). Ora, conhecia o livro (já tinha olhado para a capa) mas não conhecia a autora de lado nenhum, e não era livro que me desse vontade de ler. Nem filme que me desse vontade de ver. Mas foi no impulso, parecia razoável e tal, pimba. E excedeu as quase nulas expectativas que tinha, sendo um filme bastante razoável, com uma cena de início que tenho que dizer que adorei, e uma história e enredo verdadeiramente interessante.

Até me deixa a pensar se não hei de ler o livro...

Sem comentários: