domingo, março 15

4º Livro Preguiçoso (1/2)

O Livro da Catástrofe (O Anti-Preguiça)

O Preguiçoso Supremo encontrava-se num dos seus momentos de meditação e descanso. Tinha acabado de escrever os Meia-Dúzia de Mandamentos, e estava estafado. Ainda não tinha discípulos, mas havia de os conseguir. Um dia. Como morrer dava muito trabalho, ele era imortal, por isso tinha muito tempo para procurar discípulos. E tudo corria bem naquele momento. Estava sentado, em casa, com os Mandamentos ao lado, e quase em transe pensava para que lado se havia de virar quando se deitasse.

No preciso momento em que se decidiu pelo lado direito, sentiu uma perturbação no âmago do seu ser. Algo dentro dele se revoltava e contorcia. Mas o Preguiçoso Supremo não sentia dor, nem sequer se preocupou com aquilo. Isso eram tudo coisas que davam muito trabalho. Limitou-se a esperar e ver o que acontecia.

Foi então que se ouviu um grito inumano. Meio de desespero, meio de dor, era simplesmente arrepiante. Claro que o Preguiçoso Supremo nem sequer se mexeu, e continuou a esperar. Mas, embora contra a sua vontade, estava preocupado. O grito tinha vindo de dentro dele. Entrou num transe profundo e mergulhou na sua própria alma, à procura da perturbação no seu ser.

A sua alma era realmente algo de espantoso. Calma, relaxamento e ausência de trabalho. Era lindo. Sombras enormes, projectadas por grandes chaparros, ou Árvores-da-Preguiça, o seu nome original. E mais uma data de coisas. O que interessa é que estava tudo feito de maneira a que o Preguiçoso Supremo não tivesse que se mexer para sobreviver, quando estivesse dentro de si mesmo. Bastava ficar sentado em qualquer sitio e as coisas simplesmente aconteciam. E o melhor é que ele não tinha tido que fazer nada para criar este maravilhoso sitio. Já vinha com ele de nascença. Mas algo perturbava a serenidade da sua alma. O Preguiçoso Supremo ouviu um grande estrondo, e de seguida viu, lá ao fundo, uma Árvore-da-Preguiça a ser derrubada.

O Preguiçoso Supremo, vendo que a perturbação ainda estava longe, em vez de andar, pensou que queria estar ali, e a sua alma para lá o levou. Se não desse tanto trabalho, o Preguiçoso Supremo tinha desmaiado de susto quando viu o que ali esperava por ele.

Sem comentários: