segunda-feira, março 2

Índias Negras

A história não se passa na Índia, por estranho que pareça, mas sim na Escócia! Ou mais propriamente no subsolo escocês. Sim, o livro conta a história de uma hulheira, sítio de onde se extrai o carvão, chamada Aberfoyle. Primeiro descreve-se o último dia dessa hulheira, quando se extraiu o último pedaço de carvão.

Depois passados uns anos, o responsável da mina, Jaime Starr, recebe uma carta de um dos seus capatazes, Simão Ford, a pedir-lhe para voltar à mina, para uma causa urgente. E no dia a seguir, recebe outra carta anónima a dizer para não voltar à hulheira. Jaime Starr, claro, vai a correr para lá, e encontra Simão Ford, a sua mulher Madge, e o seu filho Harry, ainda a viver na hulheira. Sim uma família a viver numa mina.

Depois há uma série de acontecimentos estranhos, descobrem todos um novo filão de carvão e Aberfoyle rejubila. Mais acontecimentos misteriosos, salva-se uma menina do fundo de um poço, e no final mesmo no final, descobre-se que a rapariga é neta de Silfax, que basicamente é um velho maluco que vive na mina desde sempre, na escuridão e que tenta explodir com aquilo tudo.

Mas para variar, tudo acaba bem, Harry e a rapariga, Nell, casam-se. Acaba por ser um livro interessante, pequeno mas interessante, e com reviravoltas esquisitas, o que apenas o torna mais interessante.

Sem comentários: