sábado, maio 16

Twitter

A controvérsia bloguista do momento. O Twitter. E o que ele está a fazer aos blogs. Sem dúvida um conceito inovador, quase como um blog, mas com posts limitados a 140 caracteres, e que se pode actualizar a partir de um telemóvel, ou a qualquer altura no browser a partir de uma barra de ferramentas especial. Muitos dizem que que ele está a matar os blogs. Que, por uma questão de comodismo, o Twitter está lentamente a levar ao abandono de blogs. E é verdade, é muito mais prático, depois de um dia cansativo, escrever 140 caracteres, do que um texto a sério, como os que são normalmente esperados num blog. Eu concordo com parte disto. Leva ao abandono de blogs, sim. Mas isso não é necessariamente uma coisa .

Ora vejamos, o Twitter tem uma opção para o integrarmos nos nossos blogs ou sites, e sempre que escrevemos lá alguma coisa, essa coisa aparece escrita nessa área onde ele foi integrado. Um bom complemento para um blog ou um site portanto. Só que as pessoas deixam de escrever nos blogs, e passam unicamente a escrever no Twitter. Há quem veja isso como uma coisa má, eu acho espectacular. O Twitter não está a matar o universo bloguista. Está a afiná-lo. Num blog escrevemos o que pensamos, sem limites de palavras, sem termos que pensar se já estamos a escrever muito e não vamos ter espaço. No Twitter temos que ter isso em conta. E os posts do Twitter saem normalmente qualquer coisa do género 'A cozinhar', 'Aflitinho, vou à casa de banho', 'Acabou-se o papel higiénico! E agora?!?'.

Será que há assim tanta gente interessada em saber, de 20 em 20 segundos, o que estamos a fazer? É que nem dá tempo para ler tudo, largamos o computador por 20 minutos, e já toda a gente escreveu uns 40 posts no Twitter. Por estas e por outras, eu digo que quem gosta de escrever, os verdadeiros bloggers, não se mudam totalmente para o Twitter. Quem o fizer, é porque não faz falta nos blogs, e está bem é longe disto, no Twitter, a descrever o seu percurso da sala até à cozinha, em tempo real.

Twitter, um perigo, uma ameaça para os blogs, uma desgraça para o universo bloguista? Nem pensar. Uma ajuda, uma limpeza nos blogs, um filtro no universo bloguista? Completamente.

3 comentários:

Paola Sophie disse...

Eu nem sabio o que era um Twitter, mas ate que concordo contigo

Nice Blog =D

Rui Bastos disse...

obrigado.

eu também concordo comigo XD

Beky disse...

O twitter deve ser das coisas mais inúteis alguma vez inventadas. Felizmente as massas gostam precisamente de inutilidades. Limpem-se os blogues, oh yeah! :)